Sobre o grupo

O Grupo Três Marias Teatro tem como premissa a pesquisa da linguagem e novas práticas de produção, realização e acesso ao teatro.

Fundado em 2011 na cidade de Palmas (TO), reuniu um coletivo de artistas para realizar a montagem do espetáculo “A Perseguição ou o longo caminho que vai de Zero a Ene”, do dramaturgo brasileiro Timochenco Wehbi. A partir de então, realizou novas produções e pesquisas com outros autores do teatro do absurdo, como Harold Pinter e Eugène Ionesco.

Em 2013, iniciou uma pesquisa para construção de treinamentos físicos e vocais inspirados nas múltiplas referências de seus integrantes, que passam pela dança Butoh, as disciplinas de atuação desenvolvidas por Tadashi Suzuki, as técnicas de composição do View Points sistematizadas por Anne Bogart e os fatores do movimento classificados por Rudolf Laban. Esse tipo de investigação busca construir uma presença diferenciada do ator em ação, já que a principal busca do grupo está no uso do corpo poético como principal elemento estruturante da cena.

Embora continue tendo como inspiração obras de grandes dramaturgos, o grupo decidiu por um trabalho mais autoral, optando por uma dramaturgia de reação aos textos. A partir do treinamento do corpo pré-expressivo, os atores lançam mão de recursos internos e externos para a criação de uma dramaturgia pessoal, em diálogo com vários textos e obras. Além disso, existe a busca por uma poética vocal por meio da exploração dos aspectos materiais da voz, como ritmo, tonalidade, timbre, fluência que, associados à respiração, produzem novas possibilidades de significação da palavra.


<- Início                                                                                                        Integrantes ->

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s